Jogos Pan-Americanos Rio 2007

Viver essa energia deu gás ao Rio para buscar as Olimpíadas de 2016

O slogan dos Jogos Pan-Americanos Rio 2017 era "Viva essa energia". Perfeito para o que cada carioca viveu entre os dias 12 e 29 de julho daquele ano. Mesmo cercado por desconfianças, o Rio de Janeiro realizou um evento perfeito, e mostrou ao mundo que a Ciadade Maravilhosa, e o Brasil, teriam condições de receber competições esportivas de grande porte. Pode-se dizer que foi um "evento teste" para as Olimpíadas, mesmo nove anos antes delas acontecerem.

A Cerimônia de Abertura dos Jogos foi na noite de 13 de julho. Produzido pelo americano Scott Givens, experiente em eventos desse tipo, o espetáculo foi coordenado pela carnavalesca Rosa Magalhães e o designer Luiz Stein. O foco da celebração foi a cultura brasieira e as belezas do Rio. A apresentação foi dividida em três segmentos, todos com o mote da Energia: do Sol, das Águas e do Homem.

Além disso, foi realizado também o tradicional protocolo com desfile de apresentação das delegações, discursos das autoridades, hasteamento das bandeiras (nacional, da ODEPA e a olímpica), execução de hinos e juramentos dos atletas e dos árbitros. Tudo diante de 75 mil pessoas que lotaram o Maracanã para presenciar o acendimento da pira dos Jogos Pan-Americanos, que ficou localizada no estádio durante toda a competição.

É importante ressaltar que os Jogos do Rio de Janeiro fugiram da curva do Pan, que normalmente é uma competição que não tem tanta procura de torcedores ou da imprensa. Esta edição foi a mais cara na história do evento até então, com um orçamento de 2 bilhões de dólares, e foi um sucesso de público e crítica. No total, ocorreram 332 eventos de 37 esportes, sendo 178 eventos masculinos, 142 femininos e doze mistos. O Brasil ficou em terceiro lugar no Quadro de Medalhas, ganhando 52 de Ouro e 157 no total.

O Maraca foi palco de partidas de futebol, masculino e feminino, do Pan 2007. Inclusive a decisão do Ouro que Marta e companhia conquistaram para o Brasil diante de um grande público nas arquibancadas. E, no dia 29 de julho foi feita a Cerimônia de Encerramento do evento, para a tristeza de todos os cariocas. Mal sabíamos que ainda vinha muita coisa bacana por aí nos anos seguintes, não é mesmo?