Brasil 1 x 0 Paraguai

Maior público pagante da história do Maraca foi nesse jogo, em 1969

A final da Copa do Mundo de 1950 foi o maior público oficial do Maracanã, com quase 200 mil pessoas. No entanto, os pagantes foram "somente" cerca de 174 mil. O recorde de pessoas pagando ingressos para uma partida de futebol nesse estádio foi Brasil 1 x 0 Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1970. O confronto disputado no dia 31 de agosto de 1969 reuniu 183.341 pagantes.

Foi uma partida dura, com o Paraguai marcando muito, e o Brasil encontrando dificuldades para atacar. Se nos outros jogos das Eliminatórias, a equipe venceu com naturalidade e até certa tranquilidade, dessa vez foi no sufuco. Porém, quando você tem um time com craques como Jairzinho, Tostão e Pelé, em algum momento essa oportunidade vai aparecer. Nem que seja numa bola rebatida.

Após muito insistir, a Seleção conseguiu abrir o placar com o Rei Pelé. Aos 23 minutos do segundo tempo, Edu invadiu a área paraguaia pela esquerda e bateu forte, cruzado. Aguilera defendeu, mas não segurou. Quando ele espalmou para o meio da área, a bola sobrou limpinha para Pelé, que apareceu como uma flecha, em alta velocidade, e soltou o pé para estufar a rede. Brasil 1 x 0, placar final.

Até então, a Seleção Brasileira tinha vencido os cinco jogos anteriores nas Eliminatórias. O Paraguai estava colado, com quatro vitórias e uma derrota, justamente para o Brasil, em Assunção. À época, uma vitória valia dois pontos, e, por isso, a Albirroja poderia empatar no número de pontos com os brasileiros e forçar um jogo extra na briga por uma vaga na Copa do Mundo de 1970.

Com essa vitória apertada, porém, o Escrete Canarinho carimbou o seu passaporte para o Mundial, onde a Seleção viria a fazer história. Pelé e companhia conquistaram lá o terceiro título mundial para os brasileiros, jogando um futebol alegre e encantador, que muitos consideram, até hoje, um dos maiores, senão o maior, de todos os tempos.

BRASIL 1 X 0 PARAGUAI

Data: 31 de agosto de 1969
Competição: Eliminatórias da Copa do Mundo
Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro
Árbitro: Ramon Barreto (Uruguai)

Gol: Pelé

BRASIL: Félix, Carlos Alberto Torres, Djalma Dias, Joel Camargo e Rildo; Piazza, Gérson e Jairzinho; Tostão, Pelé e Edu. Técnico: João Saldanha
PARAGUAI: Aguilera, Isidro, Bobadilla, S. Rojas e Mendoza; Sosa, Ocampos; Ivaldi (Valdez), P. Rojas, B. Ferreira e J. Jiménez. Técnico: Jose Maria Rodriguez